VIÑEDOS EMILIANA S.A

Suporte ao programa de compensação de uma das principais vinícolas da America Latina, impulsionando o posicionamento sustentável do setor no Chile.

Descrição do Cliente

A Vinícola Viña Emiliana, em 2024, recebeu a certificação de Empresa B como resultado de um longo processo de posicionamento no mercado nacional e internacional. Essa certificação internacional destaca a maior vinícola orgânica do mundo como uma empresa que atende a altos padrões de impacto social, ambiental e econômico.

Desafios

A Vinicola Emiliana é fornecedora do grupo americano Wal-Mart e a pegada de carbono é um dos parâmetros de avaliação dos fornecedores por parte da multinacional americana. Por isso, para reforçar seu posicionamento no mercado, a vinícola decidiu implementar um programa de reduções de emissões e de compensação das emissões de carbono, chamado “Projeto Sol Nascente”. O desafio esteve em apoiar o projeto e alcançar uma redução significativa de CO2, principalmente substituindo lenha nativa por serragem e bagaço de cana.

Resultados

O projeto Sol Nascente alcançou uma notável redução de emissões por meio da estratégia de substituir lenha nativa por serragem e bagaço de cana, totalizando 78.171 toneladas de CO2e.

Essa mudança não apenas contribuiu para a preservação dos recursos naturais, mas também promoveu práticas mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente. Cabe destacar, inclusive, o estabelecimento de uma cadeia de fornecimento de biomassa sustentável certificada na região do oeste do Estado de São Paulo.

Resultados