SEMARH

Projeto de recuperação de mais de 100 nascentes em duas bacias hidrográficas no Tocantins.

Descrição do Cliente

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins – SEMARH trabalha para tornar o Estado competitivo e sustentável, visando a melhoria da qualidade de vida da população e o uso racional dos recursos naturais.

Desafios

As nascentes, vitais para áreas rurais, enfrentam ameaças como desmatamento extensivo, incêndios, criação de animais e desenvolvimento desordenado. Restaurar esses afloramentos de lençóis freáticos requer abordagens complexas, considerando a interconexão do ecossistema. Além disso, a crescente escassez de água, uma preocupação global, destaca a urgência da iniciativa.

Resultados

Ao total foram recuperadas mais de 200 nascentes e implantados dois viveiros de mudas com diversas espécies nativas do cerrado. Considerado um programa de referência nacional, a restauração das nascentes promoveu benefícios ambientais, como a recuperação do ecossistema e a captura de CO2, mas também teve impactos diretos positivos nos assentados da reforma agrária e agricultores familiares. Além disso, o projeto gerou empregos locais e renda para as famílias envolvidas.

Ainda hoje, o projeto é um dos maiores programas de recuperação de nascentes no Brasil.

Resultados