SEBRAE

Juntos, SEBRAE e Sustainable Carbon tinham o desafio de reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa do setor da indústria cerâmica.

Descrição do Cliente

O SEBRAE exerce um papel estratégico no fortalecimento das pequenas e médias empresas de vários setores industriais do Brasil, impulsionando práticas sustentáveis e alinhadas às agendas climáticas e de ESG.

Desafios

Juntos, SEBRAE e Sustainable Carbon tinham o desafio de reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa do setor da indústria cerâmica e gerar receitas por meio da comercialização de créditos de carbono voluntários.

Resultados

A Sustainable Carbon foi responsável pela introdução e desenvolvimento dos Projetos de Crédito de Carbono, alinhando as metas do desenvolvimento sustentável às práticas industriais.

O resultado desta parceria foi melhoria técnica de processos e soluções de baixo carbono para dez indústrias cerâmicas, como a identificação de diversos tipos de biomassa renovável, com foco principal no bagaço de cana. Todas essas empresas alcançaram a conformidade ambiental e ganharam vantagem competitiva, tornando a sustentabilidade uma fonte de renda.

Além disso, houve o fortalecimento das cadeias de suprimentos e definição dos procedimentos de monitoramento.

Resultados