Sanofi investe em sustentabilidade e é parceira em projeto piloto de inventário dinâmico da Sustainable Carbon.

Farmacêutica multinacional, a Sanofi conta com a parceria da Sustainable Carbon em sua estratégia de sustentabilidade corporativa. 

Como parte de um programa global de metas compartilhadas em prol da agenda ambiental, a empresa divide sua atuação ambiental em cinco pilares de atuação que juntos devem levar a empresa a alcançar objetivos como ser carbono zero até 2050 e ter 100% de energia renovável em toda atividade global da Sanofi até 2030. 

Sanofi

“Nos unimos à Sustainable Carbon por conta do projeto de mercado livre de energia”, relembra Paula Bernardi, profissional de Health, Safety e Environmental (HSE) da companhia. “Quando optamos por energia do mercado livre temos a certeza de que ela não é misturada com outras matrizes que não são limpas”. De fato, a empresa reduziu as emissões do escopo dois de 40tCO2e para apenas 1tCO2e por mês. 

Chegar a uma meta como esta requer um passo inicial, porém muito importante em estratégias de gestão de carbono, que é a elaboração de um inventário. Essa ferramenta é, certamente, uma porta de entrada e fonte de dados qualificados essenciais para entender em quais áreas a empresa precisa de maior atenção para reduzir e neutralizar emissões. 

Como parte da parceria com a Sanofi, a Sustainable Carbon desenvolveu para a empresa um projeto piloto de inventário: um dashboard dinâmico, alimentado periodicamente com dados dos escopos de emissão com o intuito de tornar a experiência mais visual e auxiliar em tomadas de decisão mais rápidas. 

A informação é a base de tudo. Ter os dados compilados em uma base é muito importante para balizar nossas decisões”, destacou Eduardo Lima, coordenador de HSE da Sanofi. E Bernardi completa: “O dashboard torna a experiência muito mais visual. Consigo compartilhar com gestores e coordenadores. Como eles têm acesso, conseguem entrar e ver os gráficos”. 

A empresa não tem a obrigatoriedade de realizar o inventário, mas realiza por conta do programa de sustentabilidade citado acima. “E o inventário acabou se tornando uma forma de instigar nossos parceiros a implementar iniciativas mais sustentáveis”, ressalta Bernardi. 

Uma das transportadoras terceirizadas contratadas pela Sanofi, por exemplo, a partir do incentivo da farmacêutica, implementou painéis solares para alimentar as baterias dos caminhões.

A Sustainable Carbon agradece à Sanofi pela parceria e pelo empenho em sua estratégia de sustentabilidade. 

Se a sua empresa tem interesse em um inventário customizado e em uma assessoria completa em sustentabilidade corporativa, entre em contato com a gente. 

Voltar para o blog

Assine a nossa newsletter

Somos pioneiros em Gestão Climática e geração de créditos de carbono com impacto positivo.