O que NbS tem a ver com créditos de carbono?

As Soluções Baseadas na Natureza são projetos que protegem, transformam ou restauram a terra.

A expressão foi criada pela IUCN para designar um conjunto de estratégias que visam substituir ações humanas ecologicamente agressivas por atitudes sustentáveis que consigam impactar demandas urgentes

Um exemplo de NbS são parques de Unidades de Conservação que, além de preservar o bioma, atraem o turismo sustentável na região, colaboram para a qualidade do ar pela arborização, possibilitam a prática limpa de exercícios físicos e protegem o patrimônio geológico, os recursos hídricos e demais atributos naturais da região. 

Essas ações resultam na redução do lixo gerado, da camada de ozônio, do aquecimento global e dos gastos com a saúde pública – além de gerar renda para profissionais qualificados e à comunidade local, impactando diretamente na economia. 

Agora, você pode se perguntar: e o que as NbS têm a ver com os créditos de carbono? 

Alguns projetos que se enquadram como Soluções Baseadas na Natureza são capazes de gerar créditos de carbono para o mercado de compensação. 

O Programa Ambiental da ONU apresenta alguns caminhos ou opções de mitigação. Confira a seguir. 

Evitar madeira nativa como combustível 

A colheita de lenha causa compactação e perturbação do solo o que pode alterar suas propriedades químicas, além de reduzir o material saproxilico usado como alimento e habitat para organismos e fauna.

Portanto, iniciativas que deixam de usar madeira nativa como combustível não apenas protegem os habitats naturais, mas também aumentam o carbono florestal e a retenção de água.

 

REDD+

REDD+ significa Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) e inclui também a conservação, o aumento dos estoques de carbono florestal e o manejo sustentável das florestas (REDD+). Esse mecanismo baseia-se na redução do desmatamento, conservação da floresta nativa, uso adequado da terra e das florestas, além do aumento dos estoques de carbono.

Como se sabe, as florestas desempenham um papel essencial na regulação do clima, na conservação da biodiversidade e na proteção das bacias hidrográficas. Com o mecanismo REDD+, os proprietários são incentivados a manter suas florestas nativas em pé, vendendo os créditos de carbono gerados e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades do entorno do projeto.

 

Gestão de Nutrientes/Compostagem/Metano Evitado

O manejo insustentável dos dejetos animais pode ocasionar a emissão de uma quantidade significativa de metano – gás que tem poder de aquecimento 25 vezes pior que o dióxido de carbono, colaborando para o aumento do aquecimento global. Os projetos de compostagem visam melhorar os sistemas de manejo de dejetos animais, reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e melhorar as condições de vida da população nos locais do projeto.

A Sustainable Carbon é líder na América Latina no desenvolvimento de projetos para o mercado voluntário de carbono. Atuamos há mais de 20 anos e auxiliamos empresas de setores diversos a evoluir suas estratégias de gestão de carbono. 

Entre em contato e conheça nossos projetos de créditos de carbono premium, além de outros serviços contemplados em práticas ESG. 

Assine a nossa newsletter

Somos pioneiros em Gestão Climática e geração de créditos de carbono com impacto positivo.